Fiscalização em transporte de cargas e produtos perigosos resulta em 299 autuações

A Defesa Civil de SC divulgou nesta sexta-feira, 26, o balanço de uma operação que fiscalizou o transporte de cargas e produtos perigosos, em Blumenau e Gaspar, e que resultou em 299 autuações. A ação envolveu 16 instituições e deu continuidade à programação da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos.

A fiscalização ocorreu na quarta, 24, e quinta-feira, 25, na BR-470 (Blumenau) e na SC-412 (Gaspar). No total foram abordados 30 veículos com produtos perigosos, 136 caminhões baús foram vistoriados. As infrações mais comuns foram falta de documentação e de equipamentos de segurança obrigatórios.

De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, este tipo de ação traz mais segurança nas estradas e no controle de produtos perigosos nas estradas catarinenses, principalmente nas BRs 101 e 116, que são corredores de transporte do Mercosul.

Participaram da Operação a Defesa Civil Estadual e municipais de Itajaí e Ilhota, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Militar, Exército, Cidasc, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Conselho Regional de Química (CRQ), Inmetro e Secretaria da Fazenda, SUATRANS.

Deixe sua opinião