Feminismo, debates e cultura para marcar o Dia Internacional da Mulher

A Bancada Feminina da Assembleia Legislativa, coordenada pela deputada Ana Paula Lima (PT), preparou uma agenda intensa para esta terça-feira (7) para comemorar o Dia Internacional da Mulher. O evento visa debater e fortalecer a organização dos movimentos, além de garantir e ampliar direitos.

Todas as ações serão concentradas no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa, onde ocorrerá o seminário “Os Direitos das Mulheres – na Perspectiva dos Novos Tempos”, que terá como palestrante a doutora em Filosofia e escritora Márcia Tiburi. Ela lançou diversos livros de filosofia, entre eles “Filosofia Prática, ética, vida cotidiana, vida virtual” e “Como Conversar com um fascista – Reflexões sobre o Cotidiano Autoritário Brasileiro”,  além do romance “Uma fuga perfeita é sem volta”, que menciona Florianópolis. A palestrante é professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e colunista da revista Cult.

Além da presença da escritora, o seminário contará com a apresentação do case do Portal Catarinas  – Jornalismo e Perspectiva de Gênero -, com as jornalistas Paula Guimarães, Clarissa Peixoto e Ana Araújo, e de uma mesa de debates sobre os “Desafios para as Mulheres em 2017: PEC 287 (fim da Previdência Social) e as Mulheres no Mundo do Trabalho”.

Como no ano passado, quando a Bancada Feminina realizou exposição de fotografias e o debate inédito sobre Mulheres no Cinema, este ano a programação também vai valorizar a visibilidade feminina nas artes. Entre os debates, haverá apresentações das cantoras Tatiana Cobbett – acompanhada de Marcoliva – e Dandara, e as pintoras Paula Schlindwein, Gabriela Goulart e Silvia Teske, que farão a abertura da exposição “Conexões Viscerais”.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site da Escola do Legislativo. Confira a programação completa:

PROGRAMAÇÃO

8 horas – Credenciamento
8h30 – Apresentação da Exposição “Conexões Viscerais” – A Mulher e o Universo das Artes – Paula Schlindwein, Gabriela Goulart e Silvia Teske.
9h15 – Abertura oficial e sensibilização com a cantora e compositora Tatiana Cobbett com Marcoliva. Na mesa de abertura, as deputadas estaduais Ana Paula Lima, Luciane Carminatti, Dirce Heiderscheidt, representantes de instituições e entidades.
10 horas – Paletra “O direito das mulheres na perspectiva destes tempos” –Doutora em Filosofia e escritora Márcia Tiburi.
12h30 – Almoço
13h40 – Sensibilização: Cantora e compositora do grupo Sonora Floripa – Dandara Manoela
14 horas – Lançamento da Programação do 13. Mundo de Mulheres e Fazendo Gênero 11 – Transformações, Conexões, Deslocamentos. Será realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de 30/07 a 04/08/2017.
14h15 – Apresentação do Case Portal Catarinas – Jornalismo e Perspectiva de Gênero- jornalistas Paula Guimarães, Clarissa Peixoto e Ana Araújo.
16 horas  – Mesa de Debate – Os desafios para as mulheres em 2017: PEC 287 (Fim da Previdência Social e Mulheres no Mundo do Trabalho) – centrais sindicais, movimentos de mulheres e feministas.
17 horas – Transmissão do cargo da Coordenação da Bancada Feminina /Alesc da deputada Ana Paula Lima para a deputada Luciane Carminatti.
17h15 – Encerramento

Deixe sua opinião