Fanfarra João Boos participa de campeonato sulbrasileiro neste sábado

Em busca da manutenção de sua invencibilidade, a Fanfarra da Escola de Educação Básica João Boos (Fanjob), de Guabiruba, embarca, nesta sexta-feira, 29 de setembro, para o município de Pouso Redondo, local onde disputará, no sábado, 30, a competição mais importante de seu calendário. Trata-se da 10ª edição do Concurso de Fanfarras e Bandas do Sul (Confabansul), organizado pela Associação de Bandas e Fanfarras do Estado de Santa Catarina (Abanfaesc).

O evento tem caráter sulbrasileiro e reunirá 53 bandas e fanfarras de toda a região sul e, também, do Mato Grosso do Sul (MS). A Fanjob disputará na categoria Banda de Percussão Marcial Sênior, tendo como concorrente a Corporação Amigos do Vale, do munícipio de Indaial. Em seu repertório, a banda guabirubense apresentará a música Pantanal – Sagrado Coração do Brasil, tema da novela de mesmo nome, composto por Marcus Viana e, também, Piratas do Caribe – O Curso do Pérola Negra, de Klaus Badelt, também música tema da franquia cinematográfica da Disney.

“Vem sendo um ano de muita luta para conquistar recursos para o transporte, que é sempre o nosso maior desafio. Porém, até o momento, estamos contando com vários patrocinadores que nos ajudam e muito a manter a cultura das bandas e fanfarras forte. Além do mais, é mais uma oportunidade de representar toda a cidade de Guabiruba e, de uma certa forma, toda a região”, ressalta o maestro e coordenador da Fanfarra João Boos, Wilson Schmidt Junior.

Para o músico veterano da Fanjob, Leonardo Henrique dos Santos, de 23 anos de idade, trata-se de mais uma oportunidade de fazer crescer ainda mais o nome da corporação em Santa Catarina e, também, no cenário nacional. Além disso, com a conquista de mais uma participação em um concurso de bandas, Léo acredita que a cultura musical das bandas, que atualmente respira por aparelhos na região, ganha mais um fôlego. “A minha expectativa é a melhor. Toco há nove anos e não importa quanto tempo faz, parece que sempre é a primeira vez que vamos para um concurso. Vamos trazer o melhor resultado”, complementa.

A fanfarra

A corporação musical foi completamente reformulada em 2016, ano em que participou de três competições, sagrando-se campeã em todas, inclusive do campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras que ocorreu no município de Gaspar.

Em 2017, a Fanjob foi campeã mais uma vez do tradicional Concurso de Bandas e Fanfarras de Gaspar, e em agosto, participando do tradicional Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas, Cinfaban, considerado um dos maiores concurso do sul do Brasil, levou o caneco mais uma vez na categoria fanfarra de percussão sinfônica.

Mais adiante, em dezembro, pretende marcar presença no Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras, que ocorrerá em Aracaju (SE).

Deixe sua opinião