Fanfarra de Guabiruba vence campeonato sul-brasileiro

Já são seis concursos de bandas e fanfarras desde a sua reativação, no início de 2016. E em todos eles, a Fanfarra João Boos (Fanjob), de Guabiruba, nunca deixou de trazer o troféu de 1º lugar para casa. Sempre disputando com concorrentes de peso em sua categoria, a corporação musical é bicampeã do tradicional Concurso de Bandas e Fanfarras de Gaspar, campeã da Copa Contestado 2016, em Três Barras (SC), campeã catarinense em 2016, do Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas (Cinfaban) 2017, em União da Vitória (PR) e, agora, campeã do 10º Concurso de Fanfarras e Bandas etapa Sul-Brasileira (Confabansul), disputado em Pouso Redondo (SC), durante o final de semana.

Concorrendo na categoria Banda de Percussão Marcial Sênior, a Fanjob fez uma disputa apertada com a Corporação Musical Amigos do Vale, de Indaial. No final, foram 269,2 pontos, contra 263,7 da segunda colocada. “Estamos satisfeitos com o resultado conquistado, mas o sentimento é de sempre melhorarmos nossa técnica, nossa capacidade, para sempre tocarmos repertórios desafiadores e complexos, em busca de maiores feitos”, ressalta o maestro e coordenador da banda, Wilson Schmidt Junior.

Além do bom resultado obtido na categoria musical, o balizador da corporação, Jocemar Ortiz, também trouxe medalha para casa. Foi dele a terceira melhor pontuação – 192 pontos – dentre todos os dançarinos da competição. Destaque para os elementos cênicos adicionados aos movimentos acrobáticos de sua apresentação nas músicas de confronto.

Para o músico Diego Henrique Sanchez, o período longo e cansativo de ensaios foi recompensado com mais uma vitória para Guabiruba. “É pra isso que a gente trabalha. Sempre pensando no melhor. O primeiro lugar é muito gratificante pra nós, pois, todos sabem de nossas dificuldades, todos sabem o que a gente faz para conseguir isso. Não é só música, é sentimento. Ser campeão sul-brasileiro não tem explicação”, ressalta.

É a mesma visão da instrumentista de percussão Evelin Pereira, de Gaspar, que também é integrante da Fanjob. “O orgulho é imenso. Participar de um dos maiores campeonatos do Sul do Brasil traz um sentimento muito forte. Participar do Confabansul me ajudou a ter uma visão muito mais ampla da música”, finaliza.

A partir de agora, os esforços se concentram na participação da corporação no Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, que será disputado em novembro, em Presidente Getúlio. Desde já, tem início a corrida por patrocínios que possam custear o transporte da corporação. Paralelo a isso, a Fanjob também já está articulando apoios para uma possível participação no Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras. O torneio, que seria a consagração de um trabalho realizado ao longo de 2016, ocorrerá em Aracaju (SE).

Deixe sua opinião