Estação verão e a segurança pública

Estação verão… época de muito sol, calor, férias, festas, alegria, praia, piscina, cachoeira, viagem, turismo, aventuras, lazer, etc… Mas tudo isso só valerá a pena e deixará boas recordações se houver SEGURANÇA, pois, a falta desta, vira trauma, tristeza, decepções e algumas vezes até perdas irreparáveis. Então saibamos aproveitar com maturidade, responsabilidade e inteligência, resultando apenas em boas lembranças e histórias lindas a serem recordadas e contadas.

Para a segurança prevalecer precisamos sempre fazer a nossa parte. Se iremos viajar ou até mesmo passar um período na praia ou outro local qualquer, ausente de nossa residência, é importantíssimo certificar-se que a trancou, não deixar luzes acesas de forma permanente, dá ciência aos vizinhos do período de ausência, pois ele é seu maior vigia, deixando inclusive telefone de contato e uma chave que facilite ele acessar em situações de emergência.

Vai pegar estrada! Confira os itens básicos do seu veículo: documentação sua e dele, pneus, freios, motor, entre outros, todos sempre usando cinto de segurança, afinal nosso maior patrimônio é a nossa família, além, é claro, de nossa própria vida! Cuidado com o limite de velocidade, o uso do celular seja no volante ou até mesmo fora dele e, é claro, não poderia deixar de lembrar: álcool e direção essa dupla é de morte.

Onde for ou onde estiver, seja praia, cachoeira, campo, cidade, outros, saiba que existem regras, seja da própria natureza ou seja do homem, respeite-as, todos os anos muitas pessoas não retornam aos seus lares por não as cumprirem. Se não sabe nadar com qualidade saiba e respeite seu limite, não abuse de seu corpo, não abuse do excesso de álcool, respeito o limite do volume do som, afinal é para você ouvir e não os seus vizinhos! O nosso direito vai até onde começa o do outrem, regra básica, e a minha festa é para mim e os meus, não pode ser para incomodar a coletividade.

A Polícia Militar, a exemplo de anos anteriores, através da chamada Operação Veraneio, inclusive oficialmente lançada nesta última segunda –feira dia 18/12 pelo Governador do Estado, tem se esforçado para fazer a sua parte, seja incrementando o efetivo com novos profissionais, seja remanejando policiais de cidades do interior do estado para o litoral catarinense, para onde também uma grande parcela de turistas se deslocam, mas todo esforço desta ou do próprio Estado será em vão se cada um de nós não contribuirmos com a segurança através de nossa parcela: O EXEMPLO.

Então vamos fazer um Natal, Réveillon, verão e até um 2018 melhores que os anteriores, pois só depende de nós! Vamos aproveitar, curtir, divertir, brincar sem economizar no fator inteligência, maturidade e responsabilidade.

A todos um excelente Natal, que o Papai do céu e o menino Jesus ilumine nossos lares e nossas famílias nos proporcionando um ano vindouro de muita energia positiva, saúde, paz e prosperidade. AMÉM.

Otávio Ferreira

Deixe sua opinião