ESCOLA JOÃO BOOS REALIZA PROJETO TRIMESTRAL BUSCANDO SOLUÇÕES PARA O TRÂNSITO DE GUABIRUBA E REGIÃO

Educação Básica Professor João Boos através do EMI – Ensino Médio Inovador realizou durante todo o primeiro trimestre de 2019 o Projeto  Trânsito – mobilidades e alternativas.

O projeto teve como intuito observar, analisar e sugerir soluções para o transito de Guabiruba e região. Também perpassou pelo estudo de diversos meios de transportes e os impactos que causam na sociedade e no dia-a-dia.

Ainda, foram realizadas palestras com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar acerca das estatísticas dos acidentes e ocorrências no trânsito a fim de tentar buscar alternativas para melhoria desses índices e compreender a importância de conhecer as legislações vigentes bem como de que forma agir em situações de ocorrências no trânsito. O projeto abrangeu as seguintes áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências da natureza, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Matemática e envolveu os estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Inovador.

Os estudantes tiveram a oportunidade de, além de conhecer melhor os meios de transportes de Guabiruba, também puderam conhecer a empresa Porto Nave da cidade de Navegantes com o intuito de compreender como funciona os transportes de carga, conhecer os navios de containers, entender a logística e a importância desse tipo de transporte e que influência tem com a cidade de Guabiruba e Região. Também conheceram o Ferry Boat que faz a travessia entre a cidade de Navegantes e Itajaí, pois o mesmo é uma forma de transporte alternativo daquelas cidades.

Cada disciplina trabalhou com objetivos centrados nas problemáticas apresentadas na pesquisa e nas observações feitas pelos estudantes. O projeto culminou em uma mostra pedagógica com todas as pesquisas, maquetes, cartazes, exposições das saídas técnicas e sugestões de soluções para o trânsito. Na ocasião tivemos a presença do Skatista Sidnei Belz (popular Magal) de Brusque apresentando o Skate como transporte alternativo, foi um momento de conhecimento desse transporte, bem como as medidas de segurança ao usá-lo. Os estudantes e professores tiveram a oportunidade de usar o skate e ter momentos de descontração e lazer.

Texto: Rosinei Ana Cugik dos Reis – Gestora Geral

A Escola de

Deixe sua opinião