Escola Anna Othília Schlindwein passa a ter quadra coberta

Várias pessoas acompanharam a inauguração da cobertura da quadra poliesportiva da Escola Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein, do bairro Guabiruba Sul, na noite de segunda-feira, 16 de abril. A música É uma Partida de Futebol, do Skank, foi apresenta pelos estudantes na abertura da cerimônia, marcada ainda por pronunciamentos das autoridades, despedida do cargo da secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper, bênçãos e jogo inaugural entre um time de vereadores e funcionários da prefeitura contra outro formado por alunos da escola.

O investimento na cobertura da quadra foi de aproximadamente R$ 260 mil oriundos do Governo Federal, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e contrapartida do município de quase R$ 40 mil. Além disso, a APP auxilia com investimentos em melhorias.

Cerca de 650 estudantes serão diretamente beneficiados com a nova estrutura, principalmente na prática de atividades físicas, que eram restritas e realizadas no refeitório da escola quando chovia ou na própria sala de aula com jogos de mesa ou pula corda.

A cerimônia de inauguração

Durante a inauguração, o prefeito Matias Kohler, afirmou que apesar dos problemas enfrentados com a empresa vencedora da licitação na execução da obra, de conhecimento dos presentes, a entrega honrou com um compromisso do governo. “Com o apoio da escola, conseguimos finalizar esta obra que vai ao encontro dos anseios de toda a comunidade escolar”.

A diretora do educandário, Luciana Voss Dallabeneta, garantiu que o momento foi de realização de um sonho de mais de uma década e que ele irá contribuir no desenvolvimento e crescimento das crianças e adolescentes. “A cobertura vem garantir a prática esportiva nos dias chuvosos e também nos de sol intenso e calor, além de ser um espaço para o desenvolvimento de atividades culturais e pedagógicas”. Já o diretor da Associação de Pais e Professores (APP), Gilson Lang, mencionou os esforços da Associação, a qual irá construir salas adequadas para a prática de educação física e de utilização da Fanfarra e do Karatê.

Na ocasião, a secretária de Educação fez uma retrospectiva sobre as fases da construção e se despediu do cargo, visto que é a última semana em que está à frente da pasta. “Deixo a secretaria com a consciência tranquila e a sensação de dever cumprido, pois quem dedicou 32 anos de sua vida à educação, deixa seu legado. Passo a responsabilidade ao novo secretário, professor Alfred Nagel Neto a quem sei que dará continuidade ao trabalho e fará o melhor para a educação”, disse entre agradecimentos.

Marcaram presença também no encontro o vice-prefeito Valmir Zirke, presidente da Câmara Municipal, Cristiano Kormann, o filho da professora Anna Othília Schlindwein, Valerio Walter Schlindwein e sua esposa Risolete, o padre Silvano João da Costa e os vereadores Rosita Kohler, Waldemiro Dalbosco, Felipe Eilert dos Santos, Harri Westarb Neto, Paulo Ricardo Gums e Haliton Teodoro Kormann.

A Escola

 

A Escola Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein iniciou suas atividades no dia 1º de fevereiro de 1886, com o nome de Escola Isolada Desdobrada de Guabiruba Sul. Funcionava como escola particular, atendendo 25 alunos de 1ª a 4ª série. Seu primeiro professor foi Luiz Boos.

Por meio da Lei Municipal nº 794 de 21 de março de 2002, a referida escola passou a ser Escola Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein, situada à Rua Paulo Westarb, 180, no Bairro Guabiruba Sul.



Deixe sua opinião