Encontro debate “Direitos das Mulheres e os impactos com o desmonte da Previdência Social”

Os impactos para as mulheres com a proposta de reforma da Previdência Social, em tramitação no Congresso Nacional, é tema de encontro em Blumenau, nesta sexta-feira (10). O evento será às 19 horas no auditório do Bloco T da Furb e vai trazer como debatedoras a presidenta da CUT/SC Anna Julia Rodrigues e a advogada trabalhista Mariana Salvatti Mescolotto.

A promoção do debate “Os Direitos das Mulheres e os impactos com o desmonte da Previdência Social” é da deputada estadual Ana Paula Lima (PT), em alusão ao Dia Internacional da Mulher, neste ano marcado por atos e manifestos contra a retirada de direitos trabalhistas, em especial para as mulheres.

“Com a proposta da reforma da Previdência os trabalhadores serão obrigados contribuir por mais tempo. As mulheres, segundo especialistas, serão as mais prejudicadas com a mudança, principalmente porque já trabalham mais que os homens e recebem menos”, disse a deputada.

“As mulheres brasileiras têm uma jornada semanal de 55 horas, ante 47 dos homens, e ganham hoje cerca de 70% do que ganham os homens. Entre as mulheres negras a redução salarial é ainda mais gritante, com  percentual que chega a 42%”, acrescentou.

Pela regra hoje em vigor a aposentadoria pode ser feita apenas pelo tempo de contribuição – 30 anos para mulheres. Por idade, as mulheres se aposentam aos 60 anos com no mínimo 15 anos de contribuição.  A PEC 287 acaba com a aposentadoria por tempo de contribuição e exige-se idade mínima de 65 anos e no mínimo de 25 anos de contribuição, sem distinção para mulheres, servidores públicos, trabalhadores rurais, e professores da educação fundamental.

Reforma da Previdência – A deputada Ana Paula Lima também participa nesta quinta-feira (9), em Indaial, do debate sobre a “Reforma da Previdência”, organizado pelo mandato da vereadora Aurora Coelho (PT). Evento será às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Indaial. As debatedoras serão a vereadora Rosaura Rodrigues, de Porto Belo, e Sueli Silvia Adriano, Secretária de Política de Mulheres da CUT/SC.

Debate: “Os Direitos das Mulheres e os impactos com o desmonte da Previdência Social”

Quando: 10/03 (sexta-feira)

Que horas: 19 horas

Onde: Auditório do bloco T da Furb, em Blumenau

Deixe sua opinião