Encontro das Voluntárias destaca importância de ouvir o idoso

O tradicional Encontro das Voluntárias realizado anualmente pela Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Emprego, destacou neste ano a importância de ouvir o idoso. Cerca de cem pessoas que trabalham voluntariamente com a terceira idade ou com excepcionais no município estiveram reunidas na tarde de terça-feira, 21, no bairro São Pedro, para confraternizarem, conhecerem mais sobre a Assistência Social e sobre o comportamento do idoso.

O bem gerado pelo voluntariado foi o destaque das palavras ditas pelo vice-prefeito Valmir Zirke, pela vereadora Rosita Kohler, que representou o Poder Legislativo, e pela secretária de Assistência Social, Habitação e Emprego, Neide Luzeti Hort. Já o padre Silvano João da Costa discorreu sobre a Pastoral do Idoso e sobre o grupo em formação que tem como objetivo de ouvir as pessoas com mais idade.

“Ao visitar um idoso devemos levar mais ou ouvidos e menos a boca”, comentou, enquanto falava sobre o atual cenário em que todos querem falar, serem mestres, mas são poucos os interessados em ouvir. E, o idoso, quer muito ser escutado, por mais que a sua história seja contada inúmeras vezes. “Qual é o neto que o avô mais gosta? Não é aquele que senta e conversa. Que pergunta como ele conheceu a avó…”.

O encontro contou ainda com a apresentação sobre assistencialismo, Conselho de Assitência Social, Centro de Referência em Assistência Social – CRAS pela equipe da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Emprego.

Deixe sua opinião