Em áudio, agente diz para avião de Lula: “Leva e não traz nunca mais”

Um áudio vazado mostra a conversa entre o piloto do avião PR-AAC, que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do aeroporto de Congonhas para Curitiba na noite de sábado (7), e uma pessoa não identificada, que diz: “Leva e não traz nunca mais!”.

Por meio de nota, a FAB (Força Aérea Brasileira) confirmou que a conversa ocorreu instantes antes da decolagem da aeronave que levava o ex-presidente e que a frase não foi dita por um controlador da torre. No entanto, a FAB não soube informar se tratava-se de um piloto.

“Podemos assegurar que a observação ao final do áudio em questão não foi feita pelo controlador de tráfego aéreo”, diz a nota. “Ressalva-se que a frequência utilizada para essas comunicações aeronáuticas é aberta, por isso quem estiver conectado pode ouvir e falar. Porém, as regras de tráfego aéreo orientam que os usuários se identifiquem, o que evidentemente não ocorreu neste caso.”

Ouça o áudio vazado:

A frequência de rádio é aberta para as aeronaves que estão no pátio. A FAB explica que é um canal de comunicação entre pilotos e torres para que todos saibam a situação geral na pista: quem está pousando, decolando, taxiando, etc. Uma forma de manter a segurança do tráfego aéreo.

O procedimento padrão é do piloto ou operador da torre se identificar antes de pedir informações ou informar a sua situação, o que não aconteceu no sábado. Ainda não há informações se a FAB ou a Anac abrirão sindicância para investigar o caso.

Fonte: R7

Deixe sua opinião