Dia Mundial do Câncer

No dia 4 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Câncer. Criada pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC), a data visa mobilizar pessoas e organizações no mundo todo para reforçar a importância de adoção de hábitos saudáveis, atitudes de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, fundamentais para o controle da doença.

O tema “Nós podemos. Eu posso” tem o objetivo de mostrar que todos nós, tanto individualmente quanto em sociedade, temos papel importante na luta contra a doença.

Sua mensagem consiste na responsabilização individual, social e comunitária de diversos temas concernentes à doença oncológica, que vão desde a sua prevenção à assistência aos pacientes.

Dados sobre o câncer

O câncer é uma das principais causas da mortalidade no mundo. Todos os anos, cerca de 8 milhões de pessoas morrem de câncer e estima-se que a doença é responsável por mais de 84 milhões de mortes entre 2005 e 2015.

O câncer causa mundialmente mais mortes que o conjunto da Aids, a tuberculose e a malária. Cerca de 55% das vítimas ocorrem em países menos desenvolvidos. Estima-se que, em 2030, de 60 a 70% dos 21milhões e meio de novos casos de câncer ocorrerão nos países em desenvolvimento.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% dos casos de câncer podem ser prevenidos e outros detectados, na fase precoce do seu desenvolvimento, tratados e curados.

Por fim, estima-se que o número de vítimas de câncer, em nível mundial, será duplicado nos próximos 20/40 anos, especialmente nos países em desenvolvimento. (MT)

Deixe sua opinião