Dia do Soldado

O Tiro de Guerra 05-005 realizou na noite de 24 de agosto deste ano, no Pátio de Formatura General Sampaio, a solenidade do Dia do Soldado para relembrar os feitos heroicos de seu patrono Luís Alves de Lima e Silva, o “Duque de Caxias”, contando com a presença de autoridades civis, militares, representantes de instituições e entidades locais, além da presença dos familiares dos atiradores e amigos do Tiro de Guerra.

O ponto alto da solenidade foi a tão esperada entrega da “BOINA VERDE-OLIVA” aos atiradores que é símbolo de determinação, garra e abnegação, distinguindo o nível operacional de uma tropa militar, coroando com as 30 horas contínuas de exercícios em campanha, onde o propósito era exigir dos atiradores a continuidade das ações diante do desconforto e fazê-los desenvolver a lealdade, camaradagem o espirito de grupo, a liderança e o apreço ao próximo. A boina não se ganha, se conquista!

Durante a solenidade também foram realizadas as seguintes atividades:

– Premiação do Grupo de Combate (GC) destaque da instrução de orientação com bússola, no campo básico, composta pelos monitores Elias Muniz da Silva e Felipe Mendes Gomes e pelos atiradores Elison Greggio da Silva, Emerson Cesari da Silva e Felipe Fernandes Nesi;

– Premiação do monitor Felipe Mendes Gomes, destaque do campo básico; e

– Divulgação do resultado da competição de tiro ao alvo, dupla atirador-pai, em homenagem ao dia dos pais, conduzido pelo Clube de Tiro JVK, empresa parceira do TG, com os seguintes resultados: em 1º lugar o atirador Matheus Fernandes da Silva e seu pai Francisco Vandimar Fernandes da Silva, em 2º lugar atirador Dã Éric Teles de Oliveira e seu pai Antonio Miguel Ferreira de Oliveira e em 3º lugar atirador Willian Alexandre jacintho e seu pai Claudionor dos santos.

Apesar da noite ter sido bastante chuvosa não foi suficiente para impedir a presença maciça à solenidade dos familiares dos atiradores, que emocionados e orgulhosos entregaram a tão almejada boina verde oliva aos atiradores da Turma de 2018. Percebe-se que a “FAMÍLIA DO TG” tem crescido cada vez mais. É comum a participação da família inteira dos atiradores às formaturas, com a presença de pais, avós, irmãos, amigos, namoradas e amigos.

A solenidade fez parte das atividades desenvolvidas pelo Tiro de Guerra de Brusque em homenagem a “Semana do Soldado”, que também realizou visita aos colégios “Escola de Educação Básica Ivo Silveira” e “Escola de Educação Básica Feliciano Pires”, abordando diversos temas como civismo, hierarquia, disciplina e formas de ingresso no Exército Brasileiro.

O Subtenente Rubens Justiniano Evangelista, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 05-005, afirma que novas visitas à diversas Escolas de Brusque já estão agendas para a Semana da Pátria.

Fotos: SC Everton Dalmolin

 

Deixe sua opinião