‘Dia D EcoPonto’ acontece nesta sexta-feira 11 de novembro

Sexta edição do evento será realizada no estacionamento do CESC, e é promovida pelo Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr 

O Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), realiza na nesta sexta-feira, 11 de novembro, mais uma edição do ‘Dia D EcoPonto’, no estacionamento do Centro Empresarial de Brusque (CESCB). O evento ocorre das 9h às 11h e das 14h às 17h. Esta é a sexta e última edição do evento de 2016, onde a comunidade de modo geral poderá contribuir com o descarte correto dos materiais. O objetivo do Dia D é despertar nos cidadãos e empresários a conscientização sobre a real importância de uma cidade ecologicamente correta e sustentável, bem como facilitar e promover projetos de melhorias e fortalecimento da gestão ambiental na sociedade como um todo.

 Na oportunidade tanto os empresários como a população de modo geral poderá fazer o descarte de pilhas e baterias, lâmpadas, eletroeletrônicos e pneus, que terão o tratamento e o destino adequados para não poluírem o meio ambiente.  Todos os materiais serão recolhidos de forma gratuita, com exceção das lâmpadas, ou seja, para cada lâmpada descartada será cobrado o valor de R$ 1.

Saiba Mais

O EcoPonto foi inaugurado pelo Núcleo de Gestão Ambiental no segundo semestre de 2014, e funciona anexo à empresa Cidade Limpa, no bairro Souza Cruz. O local recebe materiais como pilhas, baterias, lâmpadas, eletrônicos e pneus. Quando descartados na natureza ou misturados ao lixo comum, estes materiais liberam substâncias tóxicas que contaminam o solo e a água. O EcoPonto apenas recebe estes itens, porém não oferece serviços de coleta ou de tratamento destes materiais. Após acumular certa quantia, cada tipo de material é destinado a uma empresa responsável pelo beneficiamento e reciclagem. Por isso, para deixar os resíduos no ponto de coleta é preciso pagar um pequeno valor, como no caso das lâmpadas. Os demais itens, eletrônicos, pilhas, baterias e pneus, não há cobrança de taxa. Todo o processo dos materiais recolhidos é desenvolvido dentro das leis, com as licenças ambientais corretas e todas as exigências necessárias.

Deixe sua opinião