Defesa Civil alerta para risco de mar agitado e ressaca no Litoral de SC

Mar agitado e ressaca estão entre as previsões do tempo para este fim de semana em Santa Catarina. Segundo a Epagri/Ciram, as rajadas de vento podem chegar a 60 km/h o que deixa o mar agitado, com ondas de até dois metros e meio. Há chance de ressaca principalmente de Florianópolis ao Sul do Estado.

“Como a linha de costa está bastante comprometida em algumas praias, devido as últimas ressacas, essa condição prevista pode agravar a erosão costeira na costa de SC “, alertam, em nota, os meteorologistas da Epagri/Ciram .

Além disso, para esta sexta-feira estão previstos  temporais isolados com granizo e ventos acima de 60 km/h em boa parte do Estado. As regiões que devem ser mais afetadas são Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Diante das previsões, a Defesa Civil emitiu alertas e reforçou os cuidados essenciais:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Mar agitado: há risco para navegação e atividades de pesca

Ressaca e Alagamentos Costeiros: proteger embarcações e apetrechos de pesca. Atenção para edificações, infraestruturas, vias e áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Previsão do tempo, segundo Epagri/Ciram: 

Sexta-feira (13/10):
Tempo:
 nebulosidade variável com aberturas de sol em SC. Pela manhã ainda ocorre chuva fraca no Litoral. No período da tarde e noite, pancadas de chuva acompanhadas de descarga elétrica na maioria das regiões, com risco de temporais isolados.
Temperatura: elevada, diminuindo no final do dia, especialmente do oeste ao sul.

Sábado (14/10):
Tempo: na madrugada e parte da manhã chuva fraca do Planalto ao Litoral. No decorrer do dia, a condição de chuva diminui, mas as nuvens ainda predominam no Estado. Maiores aberturas de sol no Oeste e Meio Oeste.
Temperatura: mais baixa em relação aos dias anteriores.

Domingo (15 /10):
Tempo: sol com muitas nuvens em SC. No norte do Estado, condição de chuva fraca especialmente no início do dia.
Temperatura: mais baixa na madrugada, especialmente na serra. Durante o dia, temperatura mais elevada no Oeste.

 

DC CONTEÚDO

Deixe sua opinião