De Brusque para o Mundo: Professora nota MIL

Ana Maria Quinoto Imhof é Mestre em Ciências Naturais e Matemática (FURB), e professora na E.E.B. Feliciano Pires. Ana tem recebido destaque estadual e internacional com um de seus projetos desenvolvido nesta escola.

O projeto consiste em uma pesquisa realizada durante os anos letivos de 2015 e 2016, com estudantes do sétimo ano da Escola de Educação Básica Feliciano Pires com o projeto “Mapeamento da biodiversidade das aves em alguns bairros de Brusque – SC”. Este projeto é resultado do curso de formação de professores realizado na FURB.

O objetivo era desafiar estudantes a conhecer a biodiversidade das aves na cidade, desenvolver a autonomia nas pesquisas e representações sobre o tema e o desenvolvimento da alfabetização científica. A pergunta inicial da pesquisa consistia na seguinte questão: Onde encontraríamos maior biodiversidade de aves, nos bairros ou no centro da cidade?

Para realizar a pesquisa, estabeleceu-se como critério gravar o gorgeio das aves, pelos alunos, nos bairros em que residiam. Desenvolveu-se com pesquisa bibliográfica, desenhos, mapeamento e estatística e apresentação na feira de matemática da escola. Envolveu pais, amigos, um empresário, um designer gráfico e vários professores. Culminou com um livro e-book, disponibilizado pela plataforma SoundCloud e pelo QRCode.

Como resultados foram identificados 19 espécies de aves. Os estudantes se tornaram protagonistas de sua aprendizagem e enfrentaram desafios, tais como: trabalhar em equipe, desenvolver o senso de observação e registro, comparação de dados e sintetizar ideias para fazer uma transposição didática.

Os critérios usados para avaliação do projeto foram: a pontualidade na entrega das gravações, escolha das equipes, a pesquisa sobre o nome científico, as características, a síntese, as representações, avaliação individual de aprendizagem.

 

Para finalizar, adolescentes de 13 e 14 anos, iniciados na alfabetização científica, tornaram-se autores de um livro virtual, após bastante empenho, desenvolvimento de potencialidades, revelação de habilidades. E muito orgulho por saber-se autor do e-book “Cores, Sons e Saberes: As Aves de Brusque na Escola”.

Este trabalho foi desenvolvido com tanto êxito, que rendeu reconhecimento estadual e internacional, participando de importantes momentos para a Educação, como, em 2017: Prêmio Professores do Brasil – Destaque Catarinense; V Jornada Internacional das Escolas Criativas, em Orleans-SC; Publicação no formato e-book pela Universidade de Barcelona (UB), e, no início deste ano, no III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, em Portugal.

Profª Ana merece mesmo reconhecimento e muitos aplausos por sua dedicação, oportunidade e qualidade oferecida aos seus alunos.

Kamille Meneses
Pedagoga e Psicopedagoga

Deixe sua opinião