Dado primeiro passo para instalação de unidade do SESC em Guabiruba

O prefeito de Guabiruba Matias Kohler, e o vice Valmir Zirke receberam na prefeitura nesta semana o gerente do Serviço Social do Comércio (SESC), Edemar Alessio, o presidente e vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Guabiruba e Botuverá, Marcelo Gevaerd e Julio Ariel Schumacher, respectivamente, para tratar da doação de um terreno por parte da prefeitura à entidade para construção de uma quadra poliesportiva coberta e playground, que fazem parte do SESC Comunidade, visando, futuramente, a instalação de uma unidade do SESC em Guabiruba. O projeto já foi aprovado na Fecomércio e segue para análise no departamento Nacional do SESC, no Rio de Janeiro.

A solicitação foi de que o terreno tivesse no mínimo 4 mil m², solo firme e topografia plana, abastecimento de água e energia elétrica e fácil acesso. A prefeitura se dispôs a doar um terreno no bairro Imigrante, ao lado de onde foi instalada uma Unidade Básica de Saúde recentemente e está em fase de construção uma creche.

Conforme o prefeito, de alguns terrenos públicos mostrados para os diretores da entidade, o do bairro Imigrante foi o escolhido. “O SESC tem se mostrado um grande parceiro do município e tínhamos a necessidade de criar uma estrutura que beneficiasse não só os usuários da entidade, mas a comunidade como um todo. E o SESC manifestou interesse em instalar uma unidade no município. Inicialmente serão construídas salas e a quadra, mas a médio e longo prazo a ideia é criar uma estrutura completa”, frisou.

Conforme o gerente do SESC, inicialmente o projeto a vir para a cidade é o SESC Comunidade, que comporta em sua estrutura, além da quadra poliesportiva, o acesso á cultura promovido com oficinas de teatro, música, dança e apresentações artísticas. “As unidades comportam ainda duas salas para cursos de valorização social, artesanato e grupos interativos. Na área da saúde são ministradas palestras, oficinas de educação em saúde e cidadania. Todas as atividades são oferecidas gratuitamente”, pontuou Alessio, o Palmito.

O projeto SESC Comunidade já foi implantado nas cidades de Joinville, palhoça, São José e Penha e tem se mostrado como eficaz implementador de políticas públicas locais, atuando como aliado do Poder Público na garantia da efetivação de direitos sociais, através de oportunidades proporcionadas, garantindo o pleno exercício da cidadania. Em Guabiruba, será possível atingir aproximadamente 4,5 mil participantes por mês, alcançando um total de 54 mil atendimentos por ano.

O presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, explica que são três etapas. A primeira foi feita, a segunda é a doação do terreno, que está sendo providenciada, e a terceira a aprovação nacional. “Temos certeza que tudo dará certo e estamos muito satisfeitos. Pra nós é motivo e de orgulho estar apoiando e aprovando a instalação do SESC Comunidade em Guabiruba”, destacou Gevaerd.

Deixe sua opinião