Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil traça ações conjuntas contra o crime organizado na região Sul

O Delegado Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Marcos Ghizoni, coordenou nesta quarta-feira (9), a reunião do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC) – Região Sul, na sede da Acadepol, em Florianópolis. O Conselho é uma instituição que congrega dirigentes da Polícia Civil dos 26 Estados e do Distrito Federal. A Região Sul congrega Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O Delegado Marcos Ghizoni é o vice-presidente do CONCPC para a região Sul.

O objetivo desta reunião do CONCPC – Região Sul foi promover a troca de experiências entre as principais autoridades policiais do sul do país a fim de estabelecer ações integradas de combate ao crime organizado. “O intercâmbio de informações e de experiências vão melhorar ainda mais os resultados das ações da Polícia Civil em toda a região sul”, observou o Delegado Ghizoni.

Os delegados Diego de Azevedo, Diretor de Inteligência e Anselmo cruz, Diretor da DEIC apresentaram as principais ações desenvolvidas em suas diretorias nos últimos 60 dias e os resultados alcançados. “Essa encontro é fundamental não só para conhecermos a realidade da criminalidade nos estados mas estimular ainda mais a troca de informações para aumentar a repercussão de nossas operações”, disse o Delegado Anselmo.

Representando o Rio Grande do Sul, o subchefe da Polícia Civil gaúcha Leonel Carivalli defendeu que é preciso construir um padrão nacional de enfrentamento ao crime organizado e que a troca de informações que já ocorre na região sul tem contribuído para frear o avanço de facções criminosas. Destacou também que a polícia gaúcha está investindo no esclarecimento dos crimes que envolvem lavagem de dinheiro.

Pela Polícia Civil do Paraná, o Delegado Riad Fahrat disse que há uma intensa mobilização das forças de segurança no Paraná no sentido de conter o avanço das organizações criminosas.

O Presidente do CONCPC, Delegado Emerson Wendt, Chefe de Polícia no RS, destaca que a reunião atende a uma diretriz aprovada na última reunião do Conselho, em São Paulo.

Participaram do encontro o Delegado Geral Adjunto de SC, Luiz Angelo Moreira, e os delegados Laurito Akira Sato, Vérdi Furlanetto, Attílio Guaspari, Eliane Chaves, Artur Nitz, Antonio Seixas Joca, Rodrigo Marchetti, Mario Souza e Gustavo Rocha, entre outras autoridades policiais.

Deixe sua opinião