Conheça os Benefícios do Banho de Imersão

Às vezes, é admirável como podemos nos beneficiar de pequenas coisas. Tomar um bom banho de banheira é uma delas. Ficar de molho em água quente é melhor do que muita gente pensa. Na verdade, há muitos benefícios para a saúde que vêm com um banho de imersão. Confira aqui 10 deles:

Mergulhar o corpo em água quente (37/38 °C, no máximo) até o pescoço é um tipo de exercício para os vasos sanguíneos. Isso ocorre porque a água cria uma pressão física sobre o corpo, que faz aumentar a capacidade cardíaca. Em outras palavras: quando estamos dentro d’água, o coração trabalha mais rápido e com mais força. Não se trata de uma sobrecarga, é mais como um exercício leve. Alguns banhos de banheira por semana são excelentes exercícios para o coração.

Ajuda a fazer dormir

A água quente faz o corpo relaxar e nos prepara melhor para cairmos no sono. Quando um corpo tenso entra numa banheira com água quente, esta aumenta a temperatura do corpo e provoca relaxamento muscular. O relaxamento muscular não apenas nos ajuda a relaxar fisicamente, mas também mentalmente. De fato, todos nós precisamos de calma e serenidade no final do dia. Preste atenção no seu corpo: não adormeça no banho e limite-se a 20 minutos, no máximo.

Manter-se em forma

Músculos distendidos, pequenas lesões causadas por esportes e até mesmo dores nas articulações podem ser aliviadas com um banho quente, que pode ser a finalização perfeita de uma atividade física.

Baixar a pressão sanguínea

Estudos recentes indicaram que ficar de molho em água quente pode diminuir a pressão arterial. É um bom método para aquelas pessoas que precisam cuidar com subidas repentinas de pressão sanguínea.

Caso você tenha problemas cardíacos, primeiramente, consulte seu médico, pois um banho quente também aumenta a frequência dos batimentos cardíacos. Se o médico aprovar, essa é uma ótima maneira de fazer baixar a pressão.

Perder peso

Outra pesquisa indicou que pessoas que sofrem de diabetes e tomam regularmente banhos de imersão conseguem reduzir seus níveis de glicose no sangue. O estudo descobriu que ficar de molho numa banheira de água quente durante 20 minutos, 6 dias por semana, fez com que um grupo de pessoas perdesse quase 2 quilos em um mês, em comparação com outro grupo de controle.

Limpar a pele

Embora um banho de chuveiro seja melhor para a higiene, um banho de banheira antes do chuveiro pode ajudar a abrir os poros da pele e limpá-la, eliminando as toxinas do nosso organismo. Isso e mais uma chuveirada em temperatura média lhe proporcionará uma incrível sensação de pele limpa e bem-estar.

Diminui dores de cabeça e ajuda a baixar a febre

A maioria dos tipos de dor de cabeça é causada pela constrição dos vasos sanguíneos na cabeça. O efeito positivo da água quente é o de aliviar a pressão desses vasos e curar a dor. Também em caso de temperatura corporal alta, faz bem ficar de molho na banheira à temperatura de 36/37 °C por cerca de 20 minutos, não mais do que isso.

Sentir-se melhor consigo mesmo

A vida é cheia de acontecimentos estressantes, e um banho quente pode funcionar como aquele ombro amigo onde você desabafa as suas mágoas. Fique de molho e tente relaxar. Quando nos sentimos melhor fisicamente, sentimo-nos mais autoconfiantes e mais aptos a enfrentar os desafios.

Um banho de imersão é também uma ótima forma de reduzir a ansiedade diária. Pouquíssimos de nós têm consciência do quanto as condições físicas do corpo aumentam os níveis perceptíveis de ansiedade.

Alivia tosses e é descongestionante

O vapor quente de um banho de banheira pode ajudar a soltar o muco acumulado na garganta, que é uma das mais comuns causas das tosses. Além disso, um banho quente também pode aliviar os sintomas da gripe. Ficar de molho por 10-15 minutos na banheira com água quente pode fazer você sentir-se bem melhor, e ainda ajuda a tratar da doença.

Hidrata a pele

Você pode não gostar de ver a pele enrugada após ficar de molho em uma banheira quente, porém, isso pode ter um efeito positivo. A água quente deixa a pele hidratada por um período mais longo, prevenindo assim o ressecamento, mas, use uma boa loção hidratante no corpo depois do banho.

ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Apesar de todas as vantagens de ficar de molho em uma banheira quente, o procedimento não é recomendado para todo mundo. Portanto, certifique-se de que…

* Você não fica de molho na banheira por mais de 15-20 minutos.

* A temperatura da água deve estar entre 37e 38 °C.

* Consultar seu médico antes de tomar banhos quentes se tiver problemas cardíacos.

* Ter por perto algo frio para beber (água, chá gelado, limonada etc.) ao entrar em uma banheira, pois a tendência é suar durante o banho quente, e deve-se evitar uma desidratação.

* Evitar banhos quente na banheira em caso de gestantes.

Deixe sua opinião