Comunidade de Belchior Baixo, em Gaspar, apresenta reivindicações por mais segurança ao governo do estado

A segurança da comunidade de Belchior Baixo, em Gaspar, foi tema de duas audiências em Florianópolis na manhã desta terça-feira (14). Os encontros, agendados pela deputada estadual Ana Paula Lima (PT) foram deliberados na audiência pública realizada na comunidade no dia 6 de março.

Proposta pelos vereadores Rui Deschamps (PT) e Roberto Procópio de Souza (PDT), a audiência pública teve por objetivo buscar soluções para a segurança da localidade que recentemente sofreu com a fuga de oito presos da Penitenciária Industrial de Blumenau, localizada na divisa dos municípios de Blumenau e Gaspar.

A primeira reunião foi realizada na Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania onde secretário adjunto, Leandro Antônio Soares Lima, ouviu os apelos da comissão para que se resolvam todos os problemas que levaram à fuga de oito presos da Penitenciária de Blumenau.

Soares Lima se comprometeu auxiliar a comunidade e pontuou algumas ações que estão e serão realizadas a curto e médio prazo, entre elas:

ü Contratação através de concurso público servidores efetivos (hoje, 70% dos funcionários são ACTs);

ü Instalação de um scanner para revista pessoal, que será fundamental para combater a entrega de celulares e armas. A Penitenciaria Industrial de Blumenau será a terceira a receber o equipamento, que tem prazo de 60 dias para ser entregue;

ü Elaboração de um plano de contingência que será apresentado para os moradores. Objetivo é repassar informações para que a comunidade saiba como agir diante de possíveis fugas.

ü Após o registro das fugas, está sendo realizada a Operação Presença na Penitenciária Industrial de Blumenau. Segundo o secretário, todas as celas são vistoriadas diariamente para inibir fugas. Além disso, algumas mudanças estruturais prevêem a instalação de uma nova grade a ser construída na unidade.

Ainda durante o encontro, ficou agenda uma nova reunião com a presença do secretário adjunto na Câmara de Vereadores de Gaspar, a ser realizada no dia 11 de abril, a partir das 19 horas.

Na Secretaria de Segurança Pública, a reivindicação foi em relação ao efetivo. A comitiva relatou a falta de policiamento ostensivo no bairro e a necessidade urgente de ter policiais fazendo ronda diariamente nas ruas próximas a penitenciária.

O secretário adjunto da Segurança Pública do Estado, delegado Aldo Pinheiro D’Avila, recebeu ainda outros dois pedidos. Um deles é a instalação de câmeras de vídeo monitoramento e uma base da Polícia Militar no bairro.

“Ouvimos a comunidade e agora estamos aqui cobrando das autoridades estaduais todos os procedimentos necessários para se garantir a segurança das comunidades de Blumenau e Gaspar. O que precisamos neste momento é um policiamento mais ostensivo e melhorias na vigilância da penitenciária, para que as fugas não se repitam. Vamos aguardar que os compromissos assumidos com a comunidade sejam , de fato, concretizados ”, disse a deputada Ana Paula Lima.

 As audiências nas secretarias estaduais foram acompanhadas pelo presidente da Associação de Moradores de Belchior Baixo, Carlos Roberto Pereira, pelo empresário Emerson do Nascimento e o morador Célio de Deus Correa.

Deixe sua opinião