Com cardápio especial, restaurantes de Santa Catarina exploram gastronomia capixaba

‘A culinária capixaba é eclética, oriunda de influências como portugueses, africanos e europeus. Entre os pratos mais famosos está a moqueca capixaba, que leva ingredientes frescos’

O valor do quilo do buffet varia de acordo com o local

A gastronomia capixaba é o tema da segunda edição do ano do Festival Sabores do Brasil, que acontece no próximo domingo (26), nos Restaurantes Sesc em Santa Catarina. O evento conta com cardápio típico e programação cultural diferenciada.

O público poderá saborear pratos como: moqueca capixaba, pastel de camarão, torta de palmito, sobrecoxa desfiada com polenta cremosa, péla égua (canjiquinha com cestilinha suína), pirão de peixe, espaguete ao molho de carne seca, pudim de queijo e muxá (canjica com coco). O valor do quilo do buffet varia de acordo com o local (veja a relação dos restaurantes).

O evento Sabores do Brasil celebra as tendências e a influência dos temperos e sabores do mundo na gastronomia brasileira. A tradição pesqueira e a herança da cultura indígena e negra influenciaram profundamente a culinária capixaba. De acordo com a gerente de Saúde do Sesc em Santa Catarina, Jéssica da Luz Pereira Pucci, “a culinária capixaba é eclética, oriunda de influências como portugueses, africanos e europeus. Entre os pratos mais famosos está a moqueca capixaba, que leva ingredientes frescos como peixe, cebola, tomate, coentro, limão e óleo de urucum, diferente da moqueca baiana, ela é mais leve pois não leva azeite de dendê e leite de coco em sua preparação”, comenta.

Nos próximos meses poderão ser apreciados pratos da culinária chinesa (março), baiana (abril), alemã (maio), paraibana (junho), italiana (julho), mineira (agosto), espanhola (setembro), gaúcha (outubro) e mexicana (novembro). O público poderá degustar deste mosaico cultural e gastronômico – variado, democrático, multicultural e saboroso.

Deixe sua opinião