Belas paisagens e muita cultura no Circuito SESC de Caminhadas na Natureza

O charme natural do Lageado Alto, em Guabiruba, aliado a suas belezas naturais e valores culturais criaram um ambiente agradável aos mais de 250 participantes do Circuito SESC de Caminhadas na Natureza, que subiram mais de 10 quilômetros imergindo na cultura guabirubense e contemplando belas paisagens. Inicialmente se depararam com Pelznickels, em seguida com a alegria italiana e danças do Grupo Folkloristico Tutti Buona Gente ao lado do Memorial Sacristão Francesco Celva e Igreja Imaculada Conceição (Século XIX), que também puderam ser visitados. Já no alto do Morro de Santo Antônio, puderam adquirir produtos da agricultura familiar e ter contato com tradição alemã. A atividade ocorreu na manhã de domingo, dia 24.

Pela primeira vez na caminhada, a família de Brusque Vanessa Dognini, Djonata Tomaz e o filho Gabriel, de 6 anos, gostaram do que viram. “Lugar muito rico na natureza. Revivi algumas coisas de quando era criança”, destacou Tomaz, que havia passado pelo local apenas uma vez de motocicleta. Além deles, outras famílias e casais fizeram o trajeto de aproximadamente três horas.

O técnico de atividade, recreação e ação comunitária do Serviço Social do Comércio (SESC), Jussinei Sartori, conta que a atividade ocorreu pela terceira vez em Guabiruba e serve para trabalhar a educação ambiental e cultural, além de proporcionar novas experiências aos participantes. “As pessoas saem daqui modificadas. E é essa a nossa proposta: levar cultura incentivando as pessoas a praticarem uma modalidade diferenciada e em um ambiente em meio à natureza, afastadas dos centros urbanos. É uma caminhada rural”, frisa.

O SESC tem o apoio da Prefeitura Municipal de Guabiruba na realização na atividade. A secretária de Meio Ambiente, Bruna Eli Ebele, destaca o sucesso do circuito nas três edições. “Essa parceria com o SESC é muito positiva. A integração entre cultura, natureza e atividade física tem sido uma excelente receita para encantar os participantes”, enfatiza.

Bruna lembra ainda que junho foi o mês do meio ambiente em que foram realizadas distribuição de mudas, trilhas ecológicas com estudantes e na próxima quinta-feira, dia 28, a partir das 19h, a Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí (Assepavi) promove a palestra Caminhos da Mata Atlântica na Câmara Municipal de Vereadores de Guabiruba.  Todas as atividades integraram a programação de aniversário dos 56 anos de Guabiruba, completados no último 10 de junho.

 

Deixe sua opinião