APAE de Brusque é beneficiada com micro-ônibus adaptado

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Brusque (APAE) recebeu na tarde de sexta-feira, 8 de fevereiro, a concessão de uso de um micro-ônibus escolar para a instituição. O repasse foi feito através da Secretaria de Assistência Social e Habitação do município, que recebeu o micro-ônibus por meio de uma subvenção parlamentar do deputado federal Rogério Mendonça (Peninha) e do senador Dário Berger. Com isso, a partir de agora, pelos próximos cinco anos o veículo foi cedido para a APAE de Brusque para o transporte dos alunos atendidos pela entidade.

O ato do repasse, realizado na sede da instituição contou com a presença do presidente da APAE, Sebastião Ernani Póia, diretorias da entidade, do deputado federal Rogério Mendonça (Peninha), do prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle, do vice-prefeito, José Ari Vequi, do secretário de Assistência Social e Habitação, Deivis Silva, do presidente da Câmara de Vereadores de Brusque, José Zancanaro, além de demais vereadores.

O micro-ônibus possui 24 lugares e é totalmente adaptado para cadeirantes. A APAE de Brusque já possuía um micro-ônibus para o transporte dos alunos, adquirido em 2005, entretanto sem acessibilidade. “O outro ônibus que tínhamos está com 14 anos de uso, sem adaptação e há anos estávamos pleiteando algo melhor para a nossa entidade. Fizemos a solicitação em 2017 e hoje recebemos esse grande presente. Estamos muito felizes e agradecemos pela colaboração de todos que foram sensíveis às causadas da APAE de Brusque, em prol da melhoria e qualidade de vida dos nossos 280 alunos”, declarou o presidente da APAE.

O veículo cedido será utilizado a partir do início das aulas da instituição este ano, no dia 28 de fevereiro.

Auxílio

O secretário de Assistência Social e Habitação de Brusque esclareceu a necessidade da assinatura do termo de cessão de uso, exigido pela legislação vigente, que não permite o repasse diretamente às instituições. “Precisamos fazer essa cessão pois dessa forma o veículo, provindo da emenda parlamentar, pode atender a APAE. Brusque está sendo bem vista pelo governo federal, através dessa doação, já que recebemos outro micro-ônibus, igual a este e mais um veículo, que serão destinados para as atividades da pasta, em especial o traslado de idosos em atividades recorrentes”, explicou Deivis.

Da mesma forma o deputado federal, presente no evento, enalteceu a importância do veículo no dia a dia da instituição, bem como o trabalho realizado pela APAE de Brusque, que é a primeira do estado de Santa Catarina e a segunda fundada no país. “Vi a atenção da instituição em atender seus alunos e depois de uma visita aqui, em 2017, me sensibilizei também para atender esse pedido. Felizmente os veículos solicitados ao Ministério de Desenvolvimento Social, também pelo próprio Dr. Jonas e Ari Vequi que estiveram em Brasília, foram atendidos e hoje concluímos esse pedido. Agradeço à prefeitura de Brusque que cedeu esse ônibus para a entidade, e percebemos a alegria de todos aqui, pois sem dúvida é algo que vem para suprir uma grande necessidade”, declarou.

Segundo o deputado, após o término do período de concessão de uso, exigido pela legislação será possível fazer com que a prefeitura de Brusque envie um projeto de Lei para a aprovação da Câmara de Vereadores, para que o veículo possa ser repassado de forma definitiva para a entidade.

A APAE de Brusque

Fundada em 14 de setembro de 1955, a APAE de Brusque é a primeira APAE formada em Santa Catarina e a segunda constituída no Brasil. Seu início foi marcado após o nascimento de Pierre Moritz, filho dos saudosos Ruth e Carlos Moritz. Em 2019 a entidade completa 64 anos, e Pierre é um dos seus alunos. Com ele, cerca de 300 alunos recebem atendimento diário.

Ao longo da trajetória da APAE, pais e amigos se juntaram à caminhada e contribuem de forma permanente, visando o fortalecimento da instituição e a qualidade dos serviços prestados. A APAE Brusque oferece atendimento gratuito em todas as suas frentes de atuação.

Deixe sua opinião