ANVISA SUSPENDE ALISANTE E OUTROS COSMÉTICOS

Foi constatada irregularidade na notificação do produto Botoxx 1000g , que ficou sem dados de estabilidade, rotulagem e especificações


A Anvisa determinou, nesta sexta-feira (12), a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto Botoxx 1000g, fabricado por Embratec Envaso Ltda.
Foi comprovada irregularidade na notificação do cosmético, que não enviou dados de estabilidade, rotulagem e especificações microbiológicas, além de utilizar o componente “Gluoxilic Acid” em concentração de 25%, acima do limite permitido para cosméticos Grau 1. O produto também não apresenta registro nesta Agência.
Também foi suspenso o lote 130820A do cosmético Creme Condicionante Reconstrutor Térmico – Step 2, marca Roccaporena, fabricado por Timage Indústria Comércio de Cosméticos Ltda. O lote, que possui validade até 20/08/2015, apresentou resultado insatisfatório de ensaio de determinação de pH, abaixo da especificação.
COSMÉTICOS
O produto Kiev Professional 212 Vip Shampoo Dilatador Cuticles e todos os cosméticos fabricados por RB Cosméticos Ltda estão suspensos. A empresa não possui Autorização de Funcionamento (AFE) e CNPJ está inválido.
Por último, foi suspenso o Kit Exxa Marroquina – Defrisagem Gradativa Argan Oil, composto pelos produtos: Shampoo Purificante Exxa Marroquina (lote T87875; val.: 08/2016), Selante Nutritivo Exxa Marroquina(lote 878758; val.: 08/2016) e Gloss Redutor de Volume Exxa Marroquina(lote 87872; val.: 08/2016), sendo que este último pode estar sendo vendido isoladamente ou em demais associações.
Todos os produtos são fabricados pela empresa Devintex Cosméticos Ltda e apresentaram resultado insatisfatório nos ensaios de análise de rotulagem.
O gloss apresentou também resultado insatisfatório no ensaio de pH, que teve sua notificação cancelada por se tratar de um alisante e, portanto, classificado como grau de risco superior ao notificado na Anvisa.

Deixe sua opinião