Ammvi completa 49 anos de lutas e conquistas

Há 49 anos, a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) começava a traçar a sua história. Desde aquela época, os prefeitos já enfrentavam falta de autonomia política e financeira. Era preciso dar voz aos Municípios.

Em meio ao crescimento do movimento municipalista catarinense e à necessidade de desenvolvimento econômico do Médio Vale, surgiu a Ammvi. Fundada em 2 de agosto de 1969, a Ammvi completa 49 anos. Para comemorar a data, os prefeitos vão se reunir em assembleia geral.

Durante a reunião, os prefeitos discutirão sobre saneamento básico, eleições 2018, campanha dos municípios sobre os royalties de petróleo e demais assuntos de interesse dos municípios.

Após a assembleia, os prefeitos participarão ainda da palestra do médico neurologista Fabiano Moulin, que foi destaque na ExpoGestão 2018, sobre saúde no século 21: como olhar para frente. A palestra faz parte das comemorações de 20 anos de fundação do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi).

 

“O modelo de associativismo catarinense é um sucesso e é referência no país. E, neste contexto, a Ammvi cumpre com o seu papel de fortalecimento, autonomia e integração dos municípios. Sabemos que precisamos avançar muito ainda, mas temos a certeza que nossa contribuição para a gestão pública municipal tem aprimorado a qualidade de vida da população do Médio Vale do Itajaí”, afirma o presidente da Ammvi, Jean Michel Grundmann, prefeito de Benedito Novo.

 

Histórico

A necessidade de promover a integração e a organização dos municípios da região do Médio Vale do Itajaí fez surgir o movimento pela fundação da Ammvi. A entidade foi criada na Universidade Regional de Blumenau (Furb) que, à época, reuniu prefeitos da região para aprovação do estatuto social.

Atualmente a Ammvi é constituída por 14 municípios: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Conquistas

Ao longo das últimas décadas, a Ammvi acumulou conquistas em prol da região, dentre elas construção da BR-470, trecho Navegantes-Blumenau, elaboração e revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável e da Política Municipal de Saneamento Básico, reativação do Seasa, incremento do repasse do transporte escolar da rede estadual de ensino, aumento do acesso as telefonias fixa e móvel na região, implantação do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau, construção no complexo penitenciário de Blumenau.

As mais recentes vitórias decorrentes da união de esforços foram o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o parcelamento da dívida previdenciária, a prorrogação dos restos a pagar dos convênios da União e a atualização do valor do Piso da Atenção Básica Fixo.

Desafios

Os desafios são muitos e estão sendo buscados ao longo dos anos. Dentre eles estão: revisão do Pacto Federativo, atualização da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) e repasse da arrecadação das contribuições sociais para os municípios.

Além disso, os municípios da região almejam atualização monetária dos valores dos programas estaduais, aumento do número de efetivos na segurança pública, implantação da Ferrovia da Integração, duplicação da BR-470, dentre outros pleitos.

Deixe sua opinião