AMCRED e Sebrae lançam, em Santa Catarina, a primeira sociedade de garantia de crédito do Brasil

Benefício é destinado a empresários de micro e pequenos negócios que não contam com avalistas, para empréstimos de até R$ 20 mil

Atualmente, cerca de 25% dos empresários de micro e pequenos negócios que buscam empréstimo não conseguem por falta de um avalista. Isso inviabiliza, muitas vezes, investimentos importantes para a ampliação destes negócios, a abertura de novas empresas e até o fechamento formal de outras. O dado é fruto de um levantamento das Organizações de Microcrédito e Microfinanças de Santa Catarina, a AMCRED-SC.

Foi de olho nisso que a AMCRED e o Sebrae-SC, com apoio do Sebrae Nacional, criaram a primeira Sociedade de Garantia de Crédito para microcrédito do Brasil, a SC Garantias. O começo das atividades foi marcado por uma solenidade em Florianópolis, na noite de terça-feira (14).

“O fundo de aval tem uma proposta de inclusão dessa importante parcela de empresários que, hoje, não têm um avalista ou que não se sente confortável de pedir para que alguém seja seu fiador”, explica o presidente da SC Garantias, Júlio Búrigo.

A SC Garantias deve beneficiar cerca de 20 mil empreendedores, formais ou não, que necessitem de empréstimos de até R$ 20 mil, fornecidos por OSCIPs credenciadas em todo o Estado. O aval é concedido depois de uma analise técnica (feita por um agente que visita pessoalmente este empreendedor), que avalia se o candidato ao empréstimo está ou não apto a honrar a dívida. Cada OSCIP usará seus próprios critérios de avaliação.

Uma particularidade de Santa Catarina foi decisiva na criação da primeira sociedade de garantia de empréstimo a pequenos empresários: o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Guilherme Zigelli, ressaltou que o Estado tem apenas cidades de médio e pequeno porte. Consequentemente, se destacam empresários de micro e pequenos negócios e empreendedores individuais, os mais beneficiados com a SC Garantias.

“O associativismo é outro fator que tem colaborado muito para o desenvolvimento destas pequenas empresas em Santa Catarina. As nossas OCIPs também são reflexo disso”, ressaltou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Sérgio Alexandre Medeiros.

São Organizações de Sociedade Civil de Interesse Público credenciadas na SC Garantias a Banco da Família, Blusol, Banco do Empreendedor, Extracredi, Credisol, Crecerto, Casa do Microcrédito, Bancri, Juriti, Credioeste, Crediamai, Acredite, Planorte, Polocred.

Deixe sua opinião