Alunos visitam prefeitura no período de aniversário do município

Várias turmas de estudantes da rede municipal de ensino têm visitado a Prefeitura de Guabiruba nas duas últimas semanas em virtude do aniversário da cidade, que completou 56 anos no domingo, 10 de junho. Além do paço municipal, as crianças conhecem a Câmara Municipal de Vereadores e outras estruturas públicas, como a Secretaria Municipal de Obras. O objetivo dos professores é mostrar para os alunos como funciona o município administrativamente, as funções do Poder Executivo e do Legislativo, além das máquinas da Secretaria de Obras, pois é uma curiosidade dos mesmos.

“A maioria entra nas repartições públicas pela primeira vez. Na Câmara, como há um laboratório de análises clínicas no térreo, eles relacionam com tirar sangue, mas explicamos a diferença. Eles gostam bastante da atividade e quando retornam para a escola, relatam através de texto e desenho o que mais chamou a atenção”, explica a professora da Escola Reunida Municipal Cesário Régis, Gloria Maria Ebel Stedile, do bairro Lageado Baixo. Conforme a docente, todo ano é realizado um trabalho relacionado ao município no período de aniversário de Guabiruba. “Eles aprendem a cantar o hino, a história da cidade”, pontua.

Já as crianças da Escola Básica Municipal Padre Germano Brandt anseiam trabalhar na prefeitura. Depois de explicadas as funções de um prefeito pela professora Daiane Vicentini, as crianças foram questionadas se gostariam de administrar a cidade. Todas ergueram as mãos e quiseram fazer fotos na cadeira do prefeito. Em seguida, foram para a Praça Theodoro Debatin concluir a atividade com um piquenique.

 

Deixe sua opinião