Aluno de nove anos doa livros de sua autoria à Brinquedoteca da UNIFEBE

Para inspirar e incentivar outras crianças a tomarem gosto pela leitura, João Gabriel Boos, de apenas 9 anos, aluno da 3ª Série do Colégio Cônsul Carlos Renaux, presenteou à Brinquedoteca Clara Maria Furtado da UNIFEBE com dois livros de sua autoria.

As obras “O Homem-Fera” e o “Ursinho Aventureiro” foram produzidas pelo menino e orientadas pelos professores do Colégio em 2018 e 2017, respetivamente. Ambos os livros tratam de temas voltados à proteção e conscientização da natureza e foram escritos e ilustrados por João Gabriel, que é filho do professor de Direito da UNIFEBE, Juscelino Carlos Boos.

Para o jovem escritor, que em breve pretende escrever sua terceira obra — O Homem-Fera 2 —, a leitura permite “viajar na imaginação” e criar muitas histórias. Ele conta que depois do trabalho de produzir o material, o sentimento é de muito orgulho e de agradecimento aos pais e professores.

— Quero agradecer a Brinquedoteca da UNIFEBE por aceitar minha doação e aos meus pais e professores por me incentivarem sempre. Desejo que todas as crianças que vierem neste espaço leiam os meus livros e outros que estão aqui também, para que assim possam escrever e se comunicar melhor. Espero ser um incentivo a outras crianças — enfatiza João Gabriel.

Para Juscelino, é uma satisfação ver o esforço do filho em escrever os livros, todo o seu envolvimento desde a ideia até a ilustração das obras. Conforme o pai, a família sempre incentivou o menino a ler, falar e escrever corretamente, o que para ele, são fundamentais para o sucesso pessoal e profissional.

— O João Gabriel sempre nos surpreendeu com seu vocabulário aguçado. Estamos muito felizes por ele tão novo já ter escrito dois livros, e agora ter um espaço como o da Brinquedoteca da UNIFEBE para mostrar o seu trabalho e impulsionar outras crianças a lerem e escreverem mais — destaca.

Contribuição à formação

Para a assessora pedagógica do Centro de Inovação Pedagógica e Desenvolvimento Docente (CIPD) da UNIFEBE, professora Eliane Kormann, a doação das obras contribuirá com a formação acadêmica. Ela ressalta que a atitude é louvável e deixa um legado para a humanidade.

— Aos estudantes serve de exemplo, pois nos indaga: quanto produzimos de conhecimento à comunidade?  E como somos uma instituição comunitária e em nossa missão traz o valor humanístico, temos um compromisso com a educação e o desenvolvimento da sociedade, sendo engajados com o que está a nossa volta, pois somos instrumentos de mudança e aprimoramento social — salienta.

Acervo

Os livros doados por João Gabriel farão parte do acervo que está disponível à comunidade, bem como aos acadêmicos do curso de Pedagogia, no que se refere aos Projetos de Estágio, e também na preparação das atividades do plano de ação aplicado nas escolas de Educação Infantil, Educação Fundamental (anos iniciais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Deixe sua opinião