ADR Brusque e FCEE renovam convênio com APAEs e congêneres da região

A Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque realizou na terça-feira, às 14h, no gabinete da ADR, a assinatura da renovação dos convênios de cooperação técnico-pedagógica entre a Fundação Catarinense de Educação Especial e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e congêneres da região.

Os convênios visam o estabelecimento de condições adequadas para o atendimento de pessoas com necessidades especiais, por meio da cessão de professores efetivos do seu quadro de magistério e admitidos em caráter temporário para o exercício de atividades nas APAEs e entidades congêneres. “Sabemos o quanto é difícil e oneroso para estas instituições desenvolver um atendimento de qualidade para seus alunos. É um trabalho imprescindível e que conta com o apoio do Estado através de parcerias como esta com a Fundação Catarinense de Educação Especial”, disse o secretário executivo da ADR Brusque, Ewaldo Ristow Filho.

Estão sendo beneficiadas com a renovação do convênio as APAEs de Brusque, Tijucas, Canelinha, Nova Trento, Guabiruba, São João Batista, e o Lar Menino Deus, de Brusque.  Em 2016, a FCCE cedeu a estas instituições 48 professores no total. Em toda Santa Catarina, o Governo do Estado investiu este ano R$ 186 milhões para a contratação de professores em 188 Apaes e 36 instituições congêneres. “É de grande valia, pois seria muito difícil para a entidade assumir essa despesa”, ressaltou Helena Dias, diretora do Lar. Segundo ela, essa parceria, que acontece todos os anos com o Estado, é importante para que a entidade consiga desenvolver seu trabalho.

Também participaram da assinatura os presidentes das Associações de Brusque, Sebastião Ernani Póia; de Canelinha, Maria das Neves Souza; de Nova Trento, Moacir Eliseu Battistti Archer; de São João Batista, Lênio Peixer; e o supervisor da Gerência de Educação da ADR, Moacir Merízio.

Deixe sua opinião