Adeliana Dal Pont assume a presidência da Federação Catarinense de Municípios

Prefeita de São José foi eleita na última sexta-feira (27) para a Gestão 2017/2018

 Prefeitos catarinenses elegeram nesta sexta-feira (27), a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, para comandar a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) na Gestão 2017/2018. A eleição aconteceu na Associação de Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis).

Em seu discurso de posse a nova presidente ressaltou a importância do diálogo na mobilização pelas causas municipalistas. “É tempo de diálogo, de união. Eu estou pronta para dialogar, para fazer o embate. Somos um ente da Federação e para sermos respeitados precisamos, todos os dias, ir à luta”. Uma das pautas iniciais definidas por Adeliana é mobilizar os prefeitos catarinenses para pressionar os deputados federais e senadores para derrubarem os vetos do presidente Michel Temer a lei de reforma do Imposto sobre Serviços de qualquer natureza (ISS). O movimento municipalista defende que a arrecadação com o ISS nas vendas com cartões de crédito seja distribuída para o município de consumo do serviço e não seja destinado apenas para o local onde fica as operadoras de cartões.

A prefeita de São José recebeu o cargo da prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Bllind, que deixa a presidência, mas permanece no Conselho Executivo da entidade como 2ª vice-presidente.

Quem completa o novo Conselho Executivo é o prefeito de Itajaí (Amfri), Volnei Morastoni, como 1º vice-presidente; o prefeito de Caçador (Amarp), Saulo Sperotto, como 3º vice-presidente; o prefeito reeleito de Rodeio (AMMVI), Paulo Roberto Weiss, como 1º secretário e o prefeito de Itapoá (Amunesc), Marlon Roberto Neuber, como 2º secretário.

O Conselho Fiscal é integrado por oito titulares e sete suplentes, todos prefeitos. Os Conselhos Executivo e Fiscal, juntamente com o Conselho Deliberativo, composto pelos prefeitos que presidem as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina, formam o Conselho Político da Fecam, pluripartidário e contemplando todas as regiões do Estado.

>>> Confira os membros do Conselho Executivo e Fiscal

Currículo de Adeliana Dal Pont

Adeliana Dal Pont nasceu 16 de setembro de 1960 em Timbé do Sul, Santa Catarina, filha de Guido Dal Pont e Meleria Cesa Dal Pont. É engenheira sanitarista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

O primeiro cargo público de Adeliana foi como secretária de saúde do município de Araranguá, no extremo sul de Santa Catarina em 1985. Em 1994, assumiu a secretaria municipal de saúde de São José, permanecendo como secretária até 2003.

Foi eleita vereadora de São José pela primeira vez em 2000, reeleita em 2004 com 2.759 votos.

Em 2008, Adeliana concorreu ao cargo de prefeita de São José, ficando em segundo lugar. A partir do resultado das eleições, foi convidada para assumir como secretária adjunta de Estado do Planejamento, permanecendo no cargo até 2010. No mesmo ano, assumiu a Diretoria Técnica da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan). Pouco depois foi convidada pelo então governador de Santa Catarina, Leonel Pavan, para assumir a secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, ficando no cargo durante um ano.

Concorreu em 2012 à prefeitura de São José. Adeliana foi a primeira mulher eleita para o cargo de prefeita em São José, sendo a única prefeita entre os dez maiores municípios catarinenses. Tomou posse no dia 1 de janeiro de 2013 e em 2016 foi reeleita para um segundo mandato.

Deixe sua opinião