ACIBr comemora 83 anos de história e dá posse à nova Diretoria, Coordenadores Núcleos e Conselhos

Há 83 anos construindo uma história de futuro. A frase escolhida pela Associação Empresarial de Brusque, define a essência da entidade, fundada em 1934 e que reuniu, com o passar dos anos, associados dos mais diversos segmentos, na busca por melhorias e soluções dos problemas que a cada dia surgem no mundo do empreendedorismo. A força desse associativismo, foi enaltecida na noite de segunda-feira, 9 de outubro, durante a solenidade que comemorou os 83 anos da entidade e empossou sua nova Diretoria Executiva, Conselhos Deliberativo e Fiscal, e ainda os coordenadores dos seus 22 Núcleos Setoriais.

A celebração reuniu mais de 500 pessoas na Sociedade Beneficente, em Brusque, entre elas autoridades políticas, civis e militares, além de diversos empreendedores e empreendedoras, que prestigiaram de perto a posse do empresário Halisson Habitzreuter, que assume o comando da gestão 2017-2019, dando sequência aos trabalhos por ele iniciados no biênio 2015-2017.

Em seu discurso, Habitzreuter se disse honrado em assumir mais um mandato como presidente da ACIBr. Renovou seu compromisso de lutar pelos interesses do empresariado de Brusque, Guabiruba e Botuverá, que integram o quadro de sócios da entidade. “O segundo mandato é a confirmação de um serviço bem feito à frente da entidade. Esta foi justamente a minha preocupação, de bem representar a classe empresarial em todas as demandas necessárias. Deixo o meu agradecimento aos diretores que estão nos deixando e desejo boas-vindas aos novos diretores. Vamos juntos dar continuidade aos trabalhos e ações realizados na ACIBr e fazer com que a classe empresarial seja forte e respeitada”, enalteceu.

Nova política e desenvolvimento social

O presidente também ressaltou os desafios da entidade, as ações realizadas para o fortalecimento de seus associados, destacando que “o empresário gera riqueza e, consequentemente, desenvolvimento social. E esta distribuição de renda faz com que as pessoas tenham dignidade e uma vida melhor”.

Na oportunidade, Habitzreuter também reforçou os projetos e bandeiras da entidade, entre eles a Escola de Negócios, em parceria com o Centro Universitário de Brusque, que se projeta como uma solução acessível e de qualidade para levar conhecimento aos colaboradores das empresas associadas, promovendo assim a educação corporativa. Além disso, salientou a luta encampada pela ACIBr e que ganha a força de diversas entidades do município, para a realização de uma Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar em Brusque, como também a construção da terceira subestação da Celesc, a duplicação da rodovia Antônio Heil e a construção da barragem de Botuverá, as três últimas consideradas obras importantes e imprescindíveis para o desenvolvimento dos municípios da região.

Na oportunidade, o presidente também teceu comentários sobre a crise política e econômica que ocorre no país e foi enfático ao dizer que a classe empresarial e a sociedade não aguentam mais a ineficiência administrativa e a incompetência dos governos. “Nós não podemos mais viver neste modelo que já existe há vários anos de administração pública. Precisamos de uma administração mais moderna, que tenha olhos voltados para eficiência, para a redução de gastos. Temos que trabalhar com meritocracia e não com cabides de empregos. Falo isso nos níveis de governos federal, estadual e municipal. O exemplo precisa vir da base, dos municípios. Precisamos de moralidade na política. Na bastam as boas intenções, precisamos de ações”, frisou.

Em tom de cobrança, Habitzreuter dirigiu a palavra ao prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle e aos vereadores presentes no evento, para aprovarem o projeto de lei municipal que proíbe o nepotismo cruzado, dando assim o exemplo de uma administração pública participativa, que atende as reivindicações da sociedade. “Estamos dispostos a colaborar com todos os governos, para que tenhamos essas melhorias no serviço público. Precisamos crescer, nos desenvolver, e esse desenvolvimento passa por tudo isso”, ponderou.

O prefeito de Brusque falou da satisfação em participar de um momento tão importante para a classe empresarial. “Toda elite empresarial, econômica e pensante está reunida aqui hoje. E eu deixo aqui a Prefeitura de Brusque de portas abertas para todos vocês. Vamos abraçar esta causa, o empreendedorismo, e pensarmos juntos o desenvolvimento da nossa cidade”, declarou Paegle.

O presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Jonny Zulauf, reconheceu a ACIBr como uma das entidades que faz a verdadeira representação do associativismo em Santa Catarina. Segundo Zulauf, é uma honra observar a trajetória de 83 anos da ACIBr e saber que a entidade ajudou a fundar a própria FACISC, há 46 anos.

“A ACIBr é uma entidade que funciona há tantos anos e que baliza a nossa postura em nível de Federação. Hoje estamos fazendo uma retribuição e um reconhecimento por essa participação de uma entidade tão importante e dos empresários daqui, que sempre estão conosco nas reivindicações do empresariado catarinense”, reconheceu.

Homenagens

A solenidade contou ainda com homenagens aos ex-presidentes da ACIBr, Hilário Zen, Ingo Fischer e Aliomar Luciano dos Santos. Os empresários foram agraciados com uma placa comemorativa diante dos anos que se dedicaram à gestão e assuntos da entidade.

A Orquestra de Câmara do Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque abrilhantou o evento, interpretando o Hino Nacional, o Hino de Brusque e outras canções, sob a regência do maestro Sérgio Luiz Westrupp.

Diretoria ACIBr– Gestão 2017/2019

Presidente         Halisson Habitzreuter

Vice-Presidente                              Ivan Luiz Tridapalli

Diretor Financeiro           Werner Gustavo Vieira Willrich

Diretor de Projetos Especiais e Infraestrutura               Amilton Luiz Cardoso

Diretor de Assuntos Tecnológicos           Alexandre Zen

Diretor de Relações Institucionais e CDL              Michel Gartner Belli

Diretor de Núcleos e/ou Câmaras           Marlon Sávio Sassi

Diretor de Assuntos da Indústria             Nelson Zen Filho

Diretora de Assuntos de Comércio e Turismo    Rita Cassia Conti

Diretor de Assuntos de Prestação de Serviços Fernando José de Oliveira

Diretor de Assuntos de Pequenas e Micro Empresas     Günther Lother Pertschy

Diretora de Assuntos Comunitários        Maria Valzete Ludvig Walendowsky

Diretor de Assuntos Legais e Governamentais  Ingo Fischer Junior

Diretor de Assuntos de Comércio Exterior          Vitor Fernando Sapelli

Diretor de Assuntos Ambientais              José Augusto Werner

Diretor de Assuntos do CESCBr                Edemar Fischer

Diretor de Patrimônio                   Gilmar Cesar Appel

Diretor Relações Empresariais                  Lauro Dalcégio

1º Diretor Suplente        Cláudio José Schlindwein

2º Diretor Suplente        Everton de Azevedo

3º Diretor Suplente        Rodrigo dos Santos

Deixe sua opinião