Abertas inscrições para Segunda Licenciatura em Educação Especial

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está com inscrições abertas até o dia 13 de fevereiro de 2017, no seletivo especial, em um curso novo – a Segunda Licenciatura em Educação Especial. A graduação presencial é dirigida a candidatos já licenciados e prepara os professores para o atendimento educacional, planejamento e prática pedagógica a pessoas com necessidades educacionais especiais.

A graduação contribuirá para que o licenciado atue em espaços educativos diversos, formais e não formais, onde haja a necessidade de atendimento à pessoa especial – criança e adulto, para que ela possa interagir com seus pares, equipe escolar, família e comunidade, favorecendo sua inclusão.

As aulas serão ministradas por mestres e doutores, em uma grade curricular integradora que envolve três principais eixos de formação na área de educação especial: as deficiências intelectual, sensorial, física e múltiplas, o autismo e as altas habilidades. Por meio da formação, o licenciando conhecerá o instrumental educacional, para atuação focada na educação especial. O estágio também será um diferencial, pois a cada período, o acadêmico contemplará disciplinas com distintos focos de estudo, ampliando sua competência à medida que flexibiliza e agrega conhecimentos.

Para a coordenadora do Núcleo das Licenciaturas da Univali, professora Clarice Pires, a oferta da Segunda Licenciatura em Educação Especial é resultado de longos anos de luta para criação de uma consciência, construção e consolidação da educação inclusiva. Ela acredita que esta graduação representa a ampliação do universo de trabalho para os professores que já possuem formação. “A educação especial abrange um amplo e interessante espaço de trabalho, não somente do ponto de vista de mercado, mas também, pela busca de uma sociedade mais igualitária, pois a educação é um bem comum e direito universal”, ressalta.

O curso terá duração de dois anos, distribuídos em quatro semestres, com carga horária total de 1.380 horas. As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30, no Campus Itajaí. O requerimento e a lista de documentos necessários para efetivar a inscrição estão disponíveis em www.univali.br/seletivo.

Deixe sua opinião