A fotografia Newborn reflete a vida do bebê no útero, conheça a técnica.

O Jornal em Foco, foi atrás para descobrir como funciona e o que é a Técnica de Fotografia Newborn, que é a febre do momento.Conversamos com a Fotógrafa Gabriela Dorow, que é especialista na Técnica e conta para gente tudo sobre.

A fotografia Newborn, que vem do termo em inglês, que significa recém-nascido, é a área da fotografia na qual se faz um ensaio do bebê até os 15 dias de vida.

 

Consiste em fotografias posadas do bebê dormindo em poses que lembram como o bebê ficava dentro do útero materno.
É um registro do começo da vida de um ser tão pequenino e frágil e que deve ser feito com alegria, amor e de forma responsável. Muitos fotógrafos estão buscando informações para se aperfeiçoar e ingressar neste marcado da fotografia de newborn. É um tipo de fotografia que está crescendo cada vez mais aqui no Brasil. Muitas mamães querem fazer esse ensaio com seu filho que está a caminho, para que assim elas tenham uma recordação de quando eles eram tão novinhos.

 

Cada bebê é único, logo para os pais da criança não irá só ser um ensaio fotográfico, mas sim uma experiência que eles levarão para vida junto com as fotografias.

Eternizar esse momento do seu filho é algo especial para eles e que irão recordar no futuro como uma lembrança de um momento que não volta mais.

Uma das questões mais importantes na fotografia de recém-nascidos, sem dúvida, é a segurança e os cuidados com o bebê. Afinal, este bebê é sensível, de poucos dias e que acabou de nascer. É preciso saber respeitar o ritmo do recém-nascido, sempre visando o conforto e bem-estar da criança. Para realizar esse tipo de fotografia, é de suma importância para o fotógrafo ter conhecimento sobre a fisiologia do bebê e saber lidar com ele.

Muito antes de uma foto bonita e tecnicamente perfeita, deve-se ter a consciência com os devidos cuidados e segurança com o bebê recém-nascido. O bem-estar dele deve vir sempre em primeiro lugar. Conhecer as técnicas da fotografia é essencial também para essas fotografias e muito, além disso, são os cuidados que terão que tomar com o bebê. Nunca se deve por a integridade do recém-nascido em risco.

É importante o profissional passar aos pais todas as orientações e informações necessárias sobre o ensaio como: o tempo de duração, os cuidados e seguranças tomados. Isso deixará os pais mais confiantes e seguros. Orientar também para que fiquem tranquilos, sem ansiedade, pois um ambiente agitado pode atrapalhar o andamento com as fotos com o recém-nascido.

Alguns cuidados a serem concebidos pelo fotógrafo são: controlar a temperatura do local do ensaio, pelo fato de um ambiente aquecido garantir o bem-estar do bebê, além do mais, sem frio o recém-nascido ficará relaxado.

O som do ambiente também é significativo nessa hora, utilizar um som que imita o barulho do útero é uma ferramenta eficaz para acalmar o bebê. Procurar ter um assistente ao lado do recém-nascido a todo o momento, pois mesmo tão novinhos, eles podem mudar de posição subitamente. Buscar deixar as mantas e adereços utilizados no bebê limpos, já que nessa fase eles descamam muito a pele. É de suma importância conhecer as fases de sono do bebê, pois assim ajudará a identificar o momento ideal para fotografá-lo. As duas fases são: a Fase Rem, que são os espasmos e sorrisos e a Fase Não-Rem, a qual é dividida em quatro estágios, o primeiro o estágio de sono leve, onde o bebê é facilmente despertado, o segundo estágio é onde o bebê relaxa, depois o terceiro estágio que é o sono profundo e por último o quarto estágio que é o sono muito profundo.
Por conseguinte, podemos afirmar que todo fotógrafo deve prezar por essa segurança e cuidados com o bebê antes de qualquer coisa. É importante saber lidar com o bebê e ter conhecimento sobre a fisiologia dele, logo, a sessão das fotos será mais tranquila e as fotografias mais belas.

Gabriella Dorow-Fotógrafa

 

 

Contatos: (47) 9233-8767

[email protected]

http://gabrielladorow.46graus.com/

Deixe sua opinião