6º Desfile das Costureiras acontece nesta quarta-feira, 25, em Brusque

6º Desfile das Costureiras acontece no mês de maio em Brusque

Evento é promovido pela união dos sindicatos dos trabalhadores e patronal e do setor acadêmico No dia 25 de maio, data em que é comemorado do Dia da Costureira, cerca de 80 profissionais do segmento que atuam em Brusque e região irão vivenciar um dia diferente: elas é quem sobem na passarela para desfilar alguns looks desenvolvidos por acadêmicos de moda e pelas próprias profissionais do setor durante a sexta edição do Desfile das Costureiras. O evento é uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest), que desde 2010 promove o Desfile como forma de valorizar profissionais que contribuem para fazer de Brusque a ‘Capital da Pronta Entrega’. Em 2014 o evento ganhou o apoio do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e já em 2015, o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (Sindivest), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Brusque (Senai/Fiesc) se uniram ao projeto, reforçando o time de entidades em prol de um mesmo objetivo. O Desfile das Costureiras também faz parte do projeto ‘Costurar está na Moda’. O objetivo do Desfile é valorizar estas profissionais que são fundamentais para a cadeia de produção têxtil e demonstrar que a costura é um trabalho criativo e de grande importância para a economia de Brusque e região, além de fazer com que as trabalhadoras e trabalhadores do setor possam vivenciar uma experiência como modelos, levando em consideração que a moda que costuram todos os dias estampa as vitrines e muitas das passarelas do Brasil. “Outro aspecto positivo do projeto é a aproximação dos acadêmicos com o mercado de trabalho e a realidade do setor, já que são eles os responsáveis pela criação dos looks apresentados no desfile, e que é uma experiência fantástica”, comenta o coordenador do curso de Design de Moda da Unifebe, Rodrigo Zen. Para esta 6ª edição, algumas novidades também estão sendo pensadas e deverão surpreender o público. Uma delas é o tema do desfile, que este ano será ‘Flores & Cores’. “Será um grande evento sem sombra de dúvida. Tivemos dezenas de inscrições, que mostram que o Desfile das Costureiras se consolidou. A cada edição temos um número maior de interessados em participar e isso nos mostra o alcance de um dos objetivos do evento, que é a valorização da profissão de costureira”, declara a presidente do Sintrivest, Marli Leandro. Participação Em 2015, cerca de 60 trabalhadoras do setor participaram e mais de 800 pessoas prestigiaram o Desfile e, desta vez, expectativa da organização é que o número possa ser ainda maior. “Ano passado tivemos um público expressivo e esperamos que nesta edição ele seja superado, até pela quantidade de pessoas e empresas que aderiram ao projeto. Com certeza será um evento muito importante, que valoriza muito essa profissão tão fundamental dentro do nosso contexto econômico”, declarou a presidente do Sindivest, Rita de Cássia Conti.
Da mesma forma, o diretor da unidade de Brusque do Senai, Julcimar Luis Machado, ressalta a importância do evento e a união das entidades envolvidas. “O nosso apoio é total a esse projeto, afinal a área da moda, confecção e vestuário respondem a um grande percentual da economia da cidade e por um grande
[Escolha número de empregos. O Senai é um dos parceiros desse Desfile que visa a valorização da categoria, para que cada vez mais possamos ter também profissionais qualificados”, completou. O 6º Desfile das Costureiras será realizado no dia 25 de maio, às 19h30min, no Clube Santos Dumont, em Brusque. O evento é gratuito, mas a entrada é limitada. Os ingressos poderão ser retirados com os acadêmicos e com as próprias costureiras que serão as modelos.
SERVIÇO
6º Desfile das Costureiras

 

Dia 25 de maio, às 19h30min No Clube Santos Dumont, em Brusque

Deixe sua opinião